Programa ADAPTAR

Designação do projeto: Programa ADAPTAR (COVID-19)

Código do projeto: POCI-02-08B9-FEDER-060567

Objetivo Principal: Garantir as condições adequadas do local de trabalho para os trabalhadores e relançar as vendas, fazendo face às contingências criadas pela COVID-19, investindo em 3 áreas: Higiene e Segurança no trabalho, Adaptação do local de trabalho, e criação de canal de vendas (webstore).

Região de intervenção: Norte

Entidade beneficiária: Noniussoft – Software e Consultoria em Telecomunicações, S.A.

Data de aprovação: 2020-06-17
Data de início: 2020-06-17
Data de conclusão: 2020-12-16

Custo total elegível: 16.020,00 Euros
Apoio Financeiro da União Europeia:
FEDER – 8.010,00 Euros

Objetivos, atividades e resultados esperados/atingidos:

1. Medidas de Higiene
Será adquirido gel desinfetante com dispensadores, para uso tanto por funcionários como pelos visitantes (clientes e fornecedores). Está planeada ainda a desinfeção recorrente do escritório.
2. Adaptação de Postos de Trabalho / Instalações
Será adotada uma política de Clean Desk, mais higiénica, sendo adquiridos equipamentos sem fios (ratos, teclados, headsets para substituir os telefones fixos tradicionais), muito mais higiénicos, permitindo que sejam arrumados diariamente pelos seus utilizadores nos seus cacifos, deixando as mesas vazias para poderem ser limpas de uma forma mais fácil e eficaz. As tomadas eletricas de secretária escamoteáveis, suportes de monitor e caixas de arrumação são outros investimentos que serão feitos neste âmbito.
De forma a garantir maior distanciamento físico entre os colaboradores, está previsto um aumento da área de trabalho, estando incluido neste projeto a separação em vidro dos colaboradores em pequenos grupos (ao contrário da abordagem atual, que priveligia os Open Space).
Ao nível da sinalética, serão adquiridos identificadores a colocar nos equipamentos de cada colaborador, para que os equipamentos sejam alocados a pessoas (e não a grupos de pessoas), diminuindo a partilha e o risco de transmissão de virus. Serão ainda adquiridos placards que indicarão a lotação máxima de cada espaço, e outros elementos que sinalizarão lugares que não devem ser ocupados, tendo em conta as distâncias de segurança que se definiram.
3. Implementação de sistema básico de vendas online (webstore)
As limitações sentidas atualmente ao nível da impossibilidade de voar / viajar limitam muito a realização de demonstrações aos clientes, que atualmente afeta de forma muito crítica as novas vendas. Para ultrapassar esta limitação, e também, de futuro, reduzir os custos com viagens, otimizando os tempos de trabalho dos colaboradores, prentendemos adquirir uma webstore, onde os produtos Nonius possam ser visualizados e adquiridos pelos nossos
clientes.